ACTA DA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DE AISOC 2013
Celebrada em Madri no dia 9 de julho de 2013

 


Presidem a Assembleia anual ordinária o Dr. Alejandro Noboa da Universidade da República (Uruguai) em qualidade de Presidente da Associação, Dra. Rosa María Ortiz em seu carácter de Vicpresidenta da Associação, em qualidade de Secretário o Dr. José Antonio Ruiz San Román da Universidade Complutense de Madri (Espanha), Leticia Porto (Espanha) e os demais membros da Junta Directiva entrante: Ignasi Brunet (Espanha) , Tomás Páez (Venezuela) , Luis Montaño (México) , Ingrid González (Venezuela) , Sergio Plano (Colômbia) , Justino Gómez (Chile) , Natalie Robaina (Uruguai) , em carácter de observador Ivo Domíngues (Portugal)


O Presidente dá as boas-vindas às novas autoridades e aos membros da Assembleia destacando o esforço dos organizadores do XXVI Seminário realizado em Madri. Acto seguido o mesmo agradece e destaca os lucros das autoridades salientes na pessoa da anterior Presidenta Dra. Isabel da Torre, particularmente assim que ter ter sustentado a organização com nível cultural e académico: o científico e o social, manter a gestão quotidiana efectuando uma série de formalizaciones vinculadas ao manejo financeiro dos fundos da Associação e ter organizado neste período os seminários Salto 2009, Gotemburgo 2010, Guanajuato 2011, Buenos Aires 2012 e Madri 2013. Destacou-se ademais o sustentado crescimento produzido em México fruto do trabalho do grupo de Guanajuato. Assim mesmo as conexões com os Grupos de Trabalho de Sociologia das Organizações (CR 17) e Sociologia da Comunicação da ISA (CR 14) significou um lucro importante neste período.

Para o período 2012-2016 propõem-se três objectivos no período: reforçar a comunicação (site, redes e boletim), encarregando ao grupo de Salto essa tarefa e inclusive realizar gestões para alojar o site aisoc no Servidor da Regional Norte da Universidade da República (Uuruguay); também iniciar os contactos para a expansão das actividades da Associação a Brasil, e eventualmente USA.


Valorizam-se positivamente as novas propostas para a realização dos Seminários:


Seminário 2014 Yokohama, o Secretário Jose Antonio Ruiz San Román informa sobre os acordos conseguidos com ASAS e ALAUIC para a realização de três sessões no marco do Congresso da ISA 2014, informando-se ademais que há um primeiro vencimento para a apresentação de conferências o 30 de setiembre de 2013.


eminário 2015 Bogotá o Prof. Sergio Plano explica a possibilidade verdadeira de organizar o Seminário nesse ano na Universidade de Bogotá.


Seminário 2016 Espanha recebem-se propostas de parte do Prof. Brunet de realizar um evento em Tarragona, sem prejuízo de que nesse ano possa evoluir para algum evento em algum dos países mencionados anteriormente como objectivos deste período: Brasil ou USA.



Com respeito ao tema da Mecânica dos seminários, propõem-se várias coisas: 1. incorporar a sessão sobre livros publicados pelos membros de AISOC e de apresentação de revistas conexas com a Associação como uma Sessão plenária dos futuros Seminários.


Propõe-se por Prof. San Román o tema da qualidade como assunto a sensibilizar aos membros da Associação, uma alternativa que se valorizou instrumentar é incorporar uma instância de contribuas críticos às conferências completas de parte do Comité Académico de forma que pela via positiva se possa melhorar as propostas sustentando um criterio amplio de admisión.



Informe contábil: informou-se da necessidade da abertura de uma conta em Uruguai que se agrega à já existente em Madri, esta nova conta será administrada pelo Presidente Alejandro Noboa e a Vogal Natalier Robaina.


Propôs-se por parte do Prof. Carlos Gadsden a possibilidade de que AISOC realize Convênios com outras organizações de eventos ou instituições como forma de facilitar sua realização mediante a utilização dos canais e a imagem da Associação, ficou a estudo da Junta Directiva uma proposta nesse sentido.


Publicação de actas: resolveu-se empregar um duplo formato, a publicação em CD simultânea ao evento e depois procurar formas de publicá-los em papel. Foi oferecido nesse sentido a Publicação através da Revista do INAUCO com um máximo de 300 páginas. Asmismo solicita-se a publicação das conferências no site no menu dos Seminarios


Decide-se uma política de publicação em três níveis:


1. seminários para as conferências apresentadas como vêm e pendurar no site.


Para conferências pasibles de ser publicadas como artigos se oferece: a RIO e a Revista de INAUCO, mediante seus canais normais.

Assim mesmo propõe-se para os próximos seminários estabelecer contacto com:

Editoriais SSI

Solicitar Scopus ou JCR


Finaliza a reunião da Assembleia com um agradecimento e especial reconhecimento por parte do Presidente aos organizadores locais do Seminário de Madri, convocando a participar na nova instância de Yokohama 2014.


Madri, 9 de julho de 2013.-




Dr. José A. Ruiz San Román

Secretário Geral de AISOC